Language
Portuguese

This content is also available in: Español, Português

"Em 2019, a ANDE anunciou uma parceria empolgante com a USAID e a Visa Foundation para lançar a Iniciativa de Igualdade de Gênero da ANDE (AGEI), que visa apoiar mulheres como líderes, funcionárias e consumidoras no setor de SGB de mercados emergentes. Como um projeto piloto sob a AGEI, cada um dos oito escritórios regionais da ANDE hospedou um Laboratório para Ação em Igualdade de Gênero de 9 a 12 meses. O Laboratório para Ação da ANDE utiliza um processo de design participativo em que um grupo de stakeholders regionais, com experiência profunda e diversificada e expertise em determinado assunto, se reúne para definir problemas e, em seguida, criar e testar soluções potenciais em conjunto."

READ MORE

"A Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE) lançou o Fundo Avançado para o Empoderamento das Mulheres (AWEF, na sigla em inglês) em 2019 com o apoio da Visa Foundation e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O objetivo geral dos projetos financiados pelo AWEF é abordar a lacuna de gênero para financiamento para pequenas empresas em crescimento (SGBs)1 pertencentes a mulheres em economias em desenvolvimento. A primeira rodada de grantmaking, a AWEF Asia, financiou oito organizações de apoio a empreendedores (ESOs) no Camboja, Vietnã, Mianmar, Filipinas, Paquistão e Índia, bem como programas que servem a região como um todo."

READ MORE

“O relatório “Investimentos de Impacto no Brasil – 2020”, realizado pela ANDE em parceria com a Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, o Instituto Clima e Sociedade, a Fundação Grupo Boticário e com apoio da Wright Capital, captura as características do setor de investimento de impacto no Brasil no ano de 2020, com base em uma amostra de 38 investidores de impacto ativos na região. O relatório fornece uma visão geral sobre onde e como o capital está sendo alocado e identifica os desafios que o ecossistema enfrenta, além de abordar temáticas como equidade de gênero, avaliação de riscos e oportunidades climáticas para o portfólio e mensuração de emissões de gases de efeito estufa associadas ao portfólio. Coordenação e análise Pipe.Labo”

READ MORE

"Este relatório apresenta a segunda edição do estudo “Fintech: inovações que você não sabia que eram da América Latina e do Caribe” que forneceu, pela primeira vez, uma visão consolidada sobre a atividade e o desenvolvimento do setor fintech na região. Ele descreve a evolução e o progresso com relação à medição e análise realizadas em 2017, além de analisar as novas dimensões relevantes para o ecossistema. O primeiro capítulo apresenta uma visão geral do setor na região, destacando a evolução dos diferentes segmentos de negócios e a distribuição geográfica das startups, bem como a situação de desenvolvimento e maturidade do ecossistema. É importante notar que este capítulo inclui novas dimensões, como a situação na América Central, Panamá e República Dominicana, além da abordagem de tópicos como segurança cibernética e mortalidade das empresas. No segundo capítulo, as questões de gênero e fintech são abordadas em três dimensões: mulheres como fundadoras de startups de fintech, mulheres como trabalhadoras do setor de fintech e, finalmente, mulheres como usuárias de serviços de fintech. O terceiro capítulo aborda a colaboração dos diversos atores, como estão organizados e seus principais programas e iniciativas, com ênfase especial nas associações de fintech nos vários países da região. O quarto capítulo discute o potencial do setor de fintech para melhorar a inclusão financeira e o financiamento do setor produtivo na América Latina. O quinto capítulo analisa a evolução da regulamentação e da supervisão, além de apresentar exemplos e avanços nessas áreas. Finalmente, no sexto capítulo são apresentadas algumas conclusões sobre como o crescimento e a consolidação progressiva do ecossistema na região foram evidenciados.

READ MORE

O termo gestão de talentos pode ser definido de várias maneiras, mas, em geral, se refere aos processos de uma empresa para recrutar, desenvolver e reter funcionários cujas funções têm o maior potencial de contribuição para a vantagem competitiva de uma empresa. Este relatório resume a literatura existente sobre gestão de talentos em SMEs, com foco nas economias em desenvolvimento – sempre que possível – e aponta para lacunas específicas de pesquisa que devem ser priorizadas no futuro.

READ MORE

Ecossistemas empreendedores compreendem o conjunto de elementos culturais, políticos e econômicos que permitem aos empreendedores iniciar, sustentar e expandir um novo negócio. Embora o conceito de ecossistema empreendedor esteja bem estabelecido, a base de evidências sobre como exatamente os ecossistemas crescem e se as intervenções podem acelerar esse crescimento ainda está emergindo. Este relatório resume as evidências existentes sobre o complexo processo de construção de ecossistemas empreendedores e oferece lições importantes da literatura.

READ MORE

Com o lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o "ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico" tornou-se um grito de guerra para os profissionais que buscam impulsionar o empreendedorismo como meio de desenvolvimento econômico e social. No entanto, embora o conceito de trabalho decente possa parecer direto, definir claramente um “trabalho de qualidade” se mostrou uma tarefa complexa. O relatório primeiro resume como a qualidade de vida no trabalho é definida e mensurada, em seguida, fornece uma visão geral das evidências atuais sobre a qualidade dos empregos em SMEs e, por fim, examina a eficácia das intervenções para melhorar a qualidade de vida no trabalho.

READ MORE

"Os empreendedores nas economias em desenvolvimento são vitais para enfrentar as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável e resiliente. Os países em desenvolvimento sofrerão alguns dos piores impactos climáticos. E também têm um enorme potencial para encorajar a mitigação e adaptação nos níveis local e regional. No entanto, os empreendedores nas economias em desenvolvimento enfrentam desafios e barreiras distintos quando se trata de abordar as mudanças climáticas. Este relatório pretende servir como uma visão geral da literatura atual sobre a interseção entre empreendedores e ação climática, bem como um chamado à ação."

READ MORE

"Nos últimos anos, poucas pesquisas têm focado em investimentos de impacto na América Latina apesar de comunidades crescentes e ativas de investidores de impacto estarem presentes em muitos dos países da região. Este relatório representa um passo em direção ao preenchimento desta lacuna de conhecimento, oferecendo um panorama do setor de investimentos de impacto na América Latina. A primeira parte do relatório traz uma análise regional de tendências gerais de captação de fundos, operações e saídas, com enfoque especial no desenvolvimento de potenciais empreendimentos, assistência técnica, mensuração de impacto, talentos e gênero. Após esse resumo, encontram-se análises aprofundadas sobre investimentos de impacto em três mercados-chave nos quais essa indústria se encontra mais desenvolvida: Brasil, Colômbia e México."

READ MORE

"Este documento é um guia estratégico desenvolvido pela Argidius Foundation e Dalberg Advisors para apoiar organizações de apoio a empreendedores (Business Development Services ou BDS na sigla em ingês) para a adoção efetiva de práticas e ferramentas digitais. O guia explora as práticas e oportunidades atuais em todo o setor para orientar organizações de apoio a empreendedores sobre o uso de tecnologias digitais para prestar serviços aos empreendedores de forma eficaz e inclusiva."

READ MORE