
O escritório brasileiro da ANDE está localizado em São Paulo e apoia os membros no Brasil.
Este conteúdo também está disponível em: English
O escritório alavanca as conexões globais da ANDE para fortalecer a rede local, construindo relacionamentos e colaboração mais fortes entre os membros e outros atores locais. Oferecemos aos membros conhecimento especializado sobre o campo, conexões nacionais e internacionais e oportunidades de financiamento. Também encorajamos parcerias e compartilhamento de conhecimento para construir o setor brasileiro de pequenas empresas em crescimento (SGB, na sigla em inglês).
Atividades do escritório
Networking e promoção de conexões: Eventos regulares da ANDE, tanto formais quanto informais, com espaço para os membros da ANDE interagirem, aprenderem e compartilharem melhores práticas. Eles incluem reuniões de membros, happy hours, webinars, mesas redondas e workshops sobre diferentes temas. Também facilitamos apresentações e conexões personalizadas entre os membros para fomentar colaborações e parcerias entre os profissionais do ecossistema das SGBs e fortalecer o ecossistema em toda a região. O escritório também trabalha com outros escritórios regionais da ANDE para conduzir diálogos entre continentes para encorajar o compartilhamento de conhecimento e networking entre as regiões.
Partilha de conhecimento: A ANDE Brasil compartilha regularmente novidades do ecossistema, oportunidades, eventos e publicações por meio de sua newsletter mensal que traz as atualizações dos stakeholders que atuam com as Pequenas Empresas em Crescimento e novidades dos membros. Além disso, oferecemos espaços de promoção/divulgação nas nossas redes sociais. Estamos sempre dispostos a fazer parcerias para contar a história das SGBs e do trabalho de nossos membros.
Pesquisa: As nossas iniciativas de pesquisa constroem o conhecimento base para as organizações apoiarem as SGBs e aprimorarem sua efetividade criando um ecossistema próspero. A ANDE conduz pesquisas regionais especializadas em SGBs e tendências do setor, o que proporciona um grande valor aos membros. Alguns de nossos estudos recentes e relevantes para a região abordam a aplicação de lentes de gênero no apoio às Pequenas Empresas em Crescimento e o setor de Investimentos de Impacto.
Financiamento: A ANDE proporciona regularmente oportunidades de financiamento tanto para membros quanto para não-membros para que ambos possam direcionar mais recursos para o apoio às Pequenas Empresas em Crescimento (SGBs) em mercados emergentes. Queremos garantir que a experiência dos membros da ANDE seja aproveitada de forma eficiente. As oportunidades de financiamento têm o objetivo de estimular investimentos mais criativos e colaborativos em SGBs e descobrir como as SGBs contribuem para a redução da pobreza e o crescimento econômico.
Aprendizados e treinamentos: A ANDE Brasil reúne um grupo de aprendizado em igualdade de gênero e já conduziu treinamentos em métricas, inclusão financeira, investimento de impacto, entre outros. A ANDE tem um foco particular na promoção de gestão e mensuração de impacto na rede, com um profissional especialista em sua sede, à disposição dos membros. Nós encorajamos o compartilhamento de conhecimento, apoiamos a adoção de uma linguagem comum para mensuração de impacto e encorajamos a exploração de novos métodos e ferramentas para permitir práticas de medição mais eficientes e úteis.

“O relatório “Investimentos de Impacto no Brasil – 2020”, realizado pela ANDE em parceria com a Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, o Instituto Clima e Sociedade, a Fundação Grupo Boticário e com apoio da Wright Capital, captura as características do setor de investimento de impacto no Brasil no ano de 2020, com base em uma amostra de 38 investidores de impacto ativos na região. O relatório fornece uma visão geral sobre onde e como o capital está sendo alocado e identifica os desafios que o ecossistema enfrenta, além de abordar temáticas como equidade de gênero, avaliação de riscos e oportunidades climáticas para o portfólio e mensuração de emissões de gases de efeito estufa associadas ao portfólio. Coordenação e análise Pipe.Labo”
"Este relatório pretende retratar características do setor de investimento de impacto na América Latina no decorrer dos últimos dois anos com base em uma amostra de investidores de impacto ativos na região. Utilizando dados das organizações e de transações (deals) compartilhados por esses investidores, proporciona-se uma visão geral de onde e como o capital está sendo alocado e identificam-se desafios enfrentados pelo ecossistema. O relatório foca na região como um todo e se aprofunda nos três maiores mercados: Brasil, Colômbia e México."
"Nos últimos cinco anos, a GALI tem coletado dados sobre aceleradoras ao redor do mundo e empreendedores que buscam seus apoios, com foco especial em aceleradoras operando em economias em desenvolvimento. Ao analisar esses dados e entrevistar dezenas de indivíduos sobre suas experiências com aceleradoras, o projeto conseguiu divulgar mais de 30 publicações sobre assuntos incluindo a eficácia das aceleradoras, o papel do
gênero no desempenho dos fundadores de startups, a aceleração em diferentes regiões, fontes de financiamento de aceleradoras, entre outros. Esse relatório serve como uma síntese das descobertas mais importantes dessa pesquisa, com contribuições práticas para gestores dos programas de aceleração, empreendedores, fundadores, investidores e outros stakeholders que apoiam e estão engajados com aceleradoras ao redor do mundo."

Read ANDE's break-down of recent IPCC reports to find out why SGB's should be at the center of the global fight against climate change.

Project Kirana is currently training 3,000 women shop owners and managers in the cities of Lucknow and Kanpur, working to optimize business operations and leverage digital and financial tools to improve decision-making, personal agency, and revenue.

A conversation with ANDE’s Membership and Programs team on recent changes within ANDE’s membership and grantmaking processes to make them more equitable and accessible for smaller organizations based in the developing countries in which we work.
Each chapter's gender equality action lab will ideate and prototype solutions to systemic gender inequities in the SGB sector. They convene regularly and will conclude with a funding challenge to scale promising solutions. (Group is conducted in Portuguese)
ANDE’s Digitalization Learning Labs are a series of global workshops to support the digitalization of the SGB sector by facilitating knowledge exchange among practitioners and assessing the needs of intermediaries. (Group is conducted in Spanish and Portuguese).







