BNDES transforma a vida de gerações, promovendo desenvolvimento sustentável

 

Neste blog, temos o orgulho de apresentar o Programa BNDES Garagem do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 O BNDES foi fundado em 1952 e atua em todo o território nacional, a partir do escritório no Rio de Janeiro (RJ), onde estão concentradas as atividades, da sede oficial em Brasília (DF) e das representações regionais em São Paulo (SP) e no Recife (PE). Possui 2.436 funcionários. Os ativos totais do Sistema BNDES somaram R$ 685,8 bilhões (em 31 de março de 2023), tendo R$ 6 bilhões em fundos de investimentos. Alguns desses fundos são  destinados para Negócios de Impacto sociais ou ambientais. 

O Programa BNDES Garagem existe desde 2019 e apoia startups em todo território nacional. Até o final de 2023, o Programa terá apoiado mais de 200 empreendedores e/ou startups, nas categorias de criação e tração.   

Conversamos com o Filipe Borsato, Chefe do Departamento de Gestão de Investimentos em Fundos do BNDES, para saber mais sobre o BNDES Garagem e e seu impacto em PECs´ como a O Meu Pé de Árvore. Lhe fizemos as seguintes perguntas: 

Qual é o principal objetivo e missão do BNDES?

Filipe: O BNDES possui o propósito de transformar a vida de gerações, promovendo desenvolvimento sustentável. Com a missão de viabilizar e propor soluções que transformem o setor produtivo e promovam o desenvolvimento sustentável.  Somos o principal instrumento de Governo para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira, além de ser um dos principais financiadores de micro, pequenas e médias empresas do país.

O Banco também tem importante atuação anticíclica em momentos de crise, como um dos formuladores das soluções para a retomada do crescimento da economia.

O BNDES também atua com foco na criação e manutenção de empregos e na melhoria dos serviços públicos do Brasil, como educação, saúde e saneamento, além de apoiar o país na transição justa para uma economia neutra em carbono, na gestão de resíduos, na eficiência energética e conservação de biomas. A responsabilidade ambiental está presente também na análise de impacto das operações do Banco. 

Como sua organização trabalha na ação climática?

Filipe: Para apoiar o Brasil na transição justa para uma economia neutra em carbono o BNDES sintetizou a sua atuação, seus compromissos e estratégias em relação ao tema clima em um documento de posicionamento, “Clima e Desenvolvimento – a contribuição do BNDES para uma transição justa”. Disponível aqui. 

Com relação aos fundos de investimentos voltados para negócios de impacto ou soluções limpas, a BNDESPAR (braço de participações do BNDES) contratou cinco fundos nos últimos 12 meses: VOX – Tech for good, lightrock, Criatec 4, GEF- Climate Solutions1, Vinci Climate Change2, sendo os dois últimos fundos voltados para soluções para mudança climáticas.   

Além disso, desenvolvemos o BNDES Garagem, que tem a missão de desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a startups. Desde 2021, seu foco é impulsionar negócios de impacto que queiram contribuir para a resolução de desafios sociais ou ambientais. 

A equipe do BNDES Garagem

O programa tem priorizado, desde 2021, soluções voltadas para enderençar problemas relacionados ao meio ambiente. Em 2023, cinco vertentes foram priorizadas:

  1. Educação / Empregabilidade
  2. Soluções Financeiras Inclusivas / Educação Financeira
  3. Saúde / Bem-Estar
  4. Cidades Sustentáveis / Cidadania,
  5. Meio Ambiente / Economia Circular. 

Em 2021 e 2022, foram aceleradas 35 startups para soluções que buscam conter de alguma forma a mudança climática. 

Quais soluções climáticas o BNDES conhece e tem apoiado?

Filipe: O Meu Pé de Árvore é uma startup que foi acelerada pelo BNDES Garagem em 2021, sendo a vencedora do Demoday, na categoria criação. A startup, também fundada em 2021,  possui cinco colaboradores e oito parceiros estratégicos e está situada em Porto Velho, Rondônia.  

A equipe do Meu pé do árvore

O Meu Pé de Árvore trabalha com a restauração de áreas de preservação permanente conçorciando estas áreas com agroflorestas. Dessa forma, a implementação da agrofloresta vira um incentivo ao agricultor familiar parceiro, que se engaja com a restauração.

Qual foi seu maior desafio e o que aprenderam com a experiência do BNDES Garagem?

Filipe: Consideramos um desafio o acesso de  negócios em fase inicial que necessitam de investimento para dar os primeiros passos e ainda não possuem capacidade de endividamente ou não são atrativos para receber as tradicionais formas de aporte financeiro, aos instrumentos financeiros para suportar os negócios de impacto. 

Qual foi o maior sucesso em superar esse desafio? 

Filipe: Este é um desafio ainda não superado, mas já mapeado. O BNDES, como instituição financeira e como indutora de práticas de mercado, vem buscando desenvolver novas soluçoes, que sejam mais aderentes para esse público.

Um passo importante foi a chamada de Blended Finance, onde selecionamos 11 mecanismos/plataformas que possam, com o apoio do capital catalítico do BNDES, atrair recursos de mercado para projetos de impacto, em setores pré-determinados pela chamada.  Os mecanismos selecionados estão em fase de diligencia e contratação. 

Em suas próprias palavras, por que as ESO´s e as PECs desempenham um papel importante na luta contra a mudança climática? 

Filipe: As ESOs são importantes no papel de fomentar o surgimento e crescimento de PECs que combatem a mudança climática, além de induzir o mercado como um todo a observar políticas e boas práticas climáticas, para que as demais empresas, que também são apoiadas pelo BNDES, se engajem cada vez mais na agenda climática. Essa atuação também com as grandes empresas e nos grandes projetos pode gerar um ciclo virtuoso com as PECs.  

Qual é a sua chamada ação para outros membros da ANDE? 

Filipe:O Programa BNDES Garagem vai lançar sua 3ª Edição, apoiando até 400 startups, em 4 ciclos de aceleração. As novidades do Programa podem ser acompanhadas por site www.garagem.bndes.gov.br ou pelo site do BNDES.

#SGBClimateChampions é uma campanha global da ANDE que visa compartilhar as histórias e experiências de nossos membros em toda a rede da ANDE. As histórias  destacam modelos de negócios climáticos bem-sucedidos, mostram a importância de integrar o clima a todo o ecossistema e compartilham conhecimento e experiência sobre como as Pequenas Empresas em Crescimento (PECs) e as Organizações de Apoio ao Ecossistema (ESOs, por seu acrônimo em inglês) podem incorporar uma perspectiva climática em seu trabalho.