setembro 17, 2021
Chamada de Propostas – Contratação de Parceiro para Desenho e Gestão de Atividades da Rede de Aluminis YLAI

Resumo

A Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE) está apoiando a busca por um parceiro de design de atividades de programa para o Programa de Bolsas de Estudo da Iniciativa para Jovens Líderes das Américas (YLAI). O YLAI Fellowship é um programa do Departamento de Estado dos EUA e implementado pelo IREX. A YLAI Fellowship reúne empreendedores em meio de carreira de 37 países da América Latina, Caribe e Canadá para aprender, compartilhar conhecimentos, desenvolver suas habilidades de negócios e construir redes. Como um parceiro de implementação, a ANDE está executando um processo de solicitação de propostas para identificar um parceiro para liderar o desenvolvimento da Programação YLAI Alumni em colaboração com a IREX em toda a região. As propostas devem ser feitas até 12 de novembro de 2021. As inscrições serão consideradas em uma base contínua.

Contexto da Parceria

A Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE) é uma rede global de organizações que impulsionam o empreendedorismo nas economias em desenvolvimento. Os membros da ANDE fornecem serviços essenciais de suporte financeiro, educacional e comercial para Pequenas Empresas em Crescimento (SGBs) com base na convicção de que as SGBs criam empregos, estimulam o crescimento econômico de longo prazo e produzem benefícios ambientais e sociais.

Como a principal voz global do setor de SGB, a ANDE acredita que as SGBs são uma ferramenta poderosa, embora subutilizada, para enfrentar os desafios sociais e ambientais. Desde 2009, crescemos e nos tornamos uma rede de quase 300 membros que operam em quase todas as economias em desenvolvimento. A ANDE desenvolve o conhecimento, mobiliza recursos e conecta as instituições que apóiam os pequenos empresários que constroem a prosperidade inclusiva no mundo em desenvolvimento.

A ANDE faz parte do Aspen Institute, uma organização global sem fins lucrativos comprometida com a realização de uma sociedade livre, justa e equitativa.

Em parceria com o IREX, a ANDE apóia e fortalece a implementação do Programa de Bolsas YLAI. A YLAI capacita os empreendedores a fortalecer sua capacidade de promover suas ideias empreendedoras e contribuir efetivamente para o desenvolvimento social e econômico em suas comunidades. Desde o lançamento da iniciativa em 2015, mais de 1.000 YLAI Fellows da América Latina, Caribe e Canadá expandiram sua liderança e experiência empreendedora por meio de bolsas em empresas e organizações nos Estados Unidos. Por meio do Currículo de Liderança Empresarial YLAI e apoio profissional individual, os bolsistas YLAI aceleraram o sucesso de seus empreendimentos comerciais e sociais e desenvolveram planos de ação específicos para implementar após o retorno aos seus países de origem. Os bolsistas YLAI construíram redes, vínculos e parcerias duradouras para atrair investimentos e apoio para seus empreendimentos empresariais. Os bolsistas YLAI lideram empresas e empreendimentos sociais e representam todos os setores empresariais. As biografias do YLAI Fellow podem ser encontradas aqui.

A rede da ANDE e as organizações membros estão bem posicionadas para agregar valor ao programa YLAI como parceiros de recrutamento, anfitriões, mentores e contatos para bolsistas YLAI.

Objetivo

A IREX está procurando um parceiro ou parceiros organizacionais que estejam bem conectados a um cenário empresarial diversificado em pelo menos uma sub-região das Américas para:

  • Desenvolver e implementar atividades de rede interativas e inclusivas e eventos para os ex-alunos YLAI para se conectar uns com os outros, outros empreendedores e recursos empreendedores;
  • Compartilhar conhecimento, como oportunidades, pesquisas e leituras relevantes, com IREX e ex-alunos YLAI;
  • Amplificar informações do programa na sua rede para alcançar potenciais YLAI Fellows e parceiros;
  • Recomendar painelistas especialistas e palestrantes inspiradores para eventos;
  • Identificar novas maneiras de conectar os ex-alunos YLAI a vibrantes ecossistemas empresariais locais.

O objetivo deste projeto é desenvolver um programa de ex-alunos coeso e robusto que apoie os ex-alunos da YLAI em toda a região após a conclusão da bolsa. O parceiro trabalhará em estreita colaboração com a equipe IREX e o Conselho Consultivo de Alunos da YLAI para projetar e implementar as atividades.

Cronograma

  • 15 de setembro de 2021: Chamada de propostas lançada
  • 12 novembro de 2021: Propostas enviadas
  • 26 de novembro de 2021: Parceiro selecionado e notificado
  • 31 de dezembro de 2021: Subaward assinado com IREX
  • Janeiro – março de 2022: Parceiro colabora com IREX na concepção do programa
  • Abril de 2022 – maio de 2023: Atividades para ex-alunos

Requisitos da Proposta

Envie uma proposta breve de 2 a 3 páginas que inclua:

  • Uma introdução à sua organização.
  • Capacidade de organização, incluindo experiência geográfica e setorial. Inclua exemplos de suas redes empresariais, incluindo país / região e indústria, e canais e meios de comunicação que você usa com essas redes.
  • Detalhe quaisquer eventos ou atividades anteriores que você desenvolveu para apoiar a construção de redes e o compartilhamento de conhecimento entre os empreendedores.
  • Uma descrição da abordagem proposta, incluindo a visão de trabalhar junto com o IREX para atingir o objetivo acima.
  • Descrição de como você planeja integrar considerações de diversidade, equidade e inclusão. Isso inclui o destaque de diversas perspectivas e experiências por meio da seleção de palestrantes convidados, atividades e consideração de diversas necessidades de programação e providências logísticas.
  • Descrição das atividades propostas, incluindo cronograma ou frequência.
  • Propostas fortes devem incluir ideias criativas, atividades dinâmicas e melhores práticas.
  • Evidência de implementação de atividades virtuais e a capacidade e vontade de converter atividades presenciais em virtuais, se necessário.
  • Capacidade para fornecer um alto nível de serviço ao cliente com IREX para personalizar atividades para melhor atender às necessidades de ex-alunos do YLAI Fellowship.

Inclua também:

  • Um orçamento descrevendo os custos totais para planejar e implementar as atividades propostas. Embora possa ser dada preferência a organizações com um alcance mais amplo, encorajamos qualquer organização interessada a se inscrever, se puderem fazer uma contribuição significativa para o objetivo acima. As propostas devem variar entre US $ 20.000 e US $ 150.000.
    • Inclua todo o pessoal e mão de obra, custos de viagem associados a qualquer evento, honorários de palestrante, custos de plataforma, outros suprimentos, custos de divulgação e marketing.
  • Um apêndice ou link para um portfólio de projetos / clientes anteriores. Inclua referências com informações de contato de clientes anteriores, se aplicável.
  • Amostras de materiais promocionais criados para eventos ou atividades anteriores. Os currículos (CVs) de todos os principais membros da equipe que trabalharão na parceria.

Critério de avaliação

A ANDE gerenciará o processo de solicitação de propostas até a seleção final pelo IREX. Uma vez que um parceiro é contratado, IREX trabalhará com o parceiro para projetar e implementar atividades do programa para apoiar os ex-alunos da YLAI. As atividades do programa devem se basear nas atividades e objetivos da Bolsa YLAI e ser um meio para que os ex-alunos permaneçam conectados uns com os outros e com o programa mais amplo.

ANDE analisará e pontuará as incrições com foco nos seguintes critérios:

EXPERIÊNCIA RELEVANTE (0-4)
O candidato possui conhecimentos geográficos e setoriais relevantes? Foram incluídos exemplos relevantes de eventos ou atividades anteriores desenvolvidos pelo candidato?

INCLUSÃO DEI (0-4)
O plano proposto integra considerações de diversidade, equidade e inclusão?

CRIATIVIDADE (0-4)
O candidato incluiu ideias criativas, atividades dinâmicas ou melhores práticas?

ORÇAMENTO (0-4)
O orçamento é realista e elabora os custos totais para planejar e implementar as atividades propostas?

CAPACIDADE DE EXECUÇÃO (0-4)
A equipe em geral possui as habilidades, capacidade, conhecimento ou experiência vivida para implementar as atividades propostas?

Inscrições

O período de inscrição para esta oportunidade foi encerrado. Os candidatos selecionados serão contatados em dezembro de 2021.