Participação da ANDE no processo de criação da Política de Bioeconomia para o Estado do Amazonas

José Mattos, diretor do escritório Brasil da ANDE, mediou o Workshop Piloto de Planejamento de Bioeconomia do Estado do Amazonas

O workshop faz  parte das iniciativas da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), uma comunidade de prática focada no Estado do Amazonas, Brasil. O objetivo do workshop foi traçar um plano de transição da economia tradicional para um modelo de bioeconomia no estado.

O evento reuniu secretários estaduais e outros tomadores de decisão, incluindo o  Eduardo Taveira – Secretário de Meio Ambiente (SEMA), Jeibi Madeiros da Costa – Secretário Executivo de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), Alexandre Alves da USAID, Dra. Katia Couceiro da Universidade do Estado do Amazonas e José Mattos, diretor da ANDE Brasil, que atuou como mediador.

Durante o workshop de dois dias, os participantes utilizaram a metodologia de criação coletiva de “cenários transformadores” para explorar futuros possíveis e desejáveis que levariam à transformação de sistemas complexos. Os seguintes pontos foram abordados:

  • Destacou-se a importância da criação coletiva de um plano de transição para uma bioeconomia sustentável no Estado do Amazonas.
  • Foram identificadas ações concretas e viáveis, desde projetos até políticas de bioeconomia, para impulsionar a transição.
  • Estabeleceram-se parcerias e colaborações entre os setores público e privado, especialistas acadêmicos e atores da sociedade civil no contexto da bioeconomia.
  • Criou-se uma “comunidade de prática” duradoura que fornecerá apoio e orientação à liderança do Estado do Amazonas na implementação da Estratégia de Transição para a Bioeconomia.

Os membros do Grupo de Trabalho têm planos de se reunirem novamente no final de outubro de 2023 para validar a minuta da política e apresentá-la na 28ª Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) em Dubai, no início de dezembro de 2023.

Para obter mais informações sobre a GCF, visite o site www.gcftf.org.