Estratégia da ANDE
Prosperidade sustentável para todos os povos e comunidades das economias em desenvolvimento.

A missão da ANDE é melhorar vidas por meio do fortalecimento dos ecossistemas que impulsionam pequenas empresas em crescimento (SGBs) em economias em desenvolvimento.

Este conteúdo também está disponível em: English, Español

Accesso W2A0635FernandaPineda Sylvia Haiti
Credit: Acceso
Sobre a Aspen Network of Development Entrepreneurs
A ANDE é uma rede global de organizações que impulsionam o empreendedorismo em economias em desenvolvimento.

Os membros da ANDE fornecem serviços essenciais de apoio financeiro e  não-financeiro para pequenas empresas em crescimento (SGBs, na sigla em inglês) com base na convicção de que as SGBs criam empregos, estimulam o crescimento econômico de longo prazo e produzem benefícios ambientais e sociais. Por fim, acreditamos que as SGBs podem ajudar a tirar os países da pobreza.

Estratégia da ANDE

A ANDE atua como um catalisador no espaço das SGBs, conduzindo a conversa e promovendo a importância das SGBs na contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS ou objetivos globais).

Embora as SGBs sejam relevantes para todas as metas globais, a ANDE acredita que as SGBs podem dar uma contribuição particularmente significativa para abordar três principais áreas. Trabalhando junto com nossos membros, a ANDE catalisará novas abordagens e escalonará os esforços existentes de intermediários SGB que estão promovendo SGBs que adotam igualdade de gênero, ação climática e ambiental, e trabalho decente e crescimento econômico.

A ANDE continuará a se envolver com agências doadoras, organizações filantrópicas, governos, fundos de investimento e corporações globais – defendendo o poder de geração de prosperidade de pequenas empresas em crescimento.

ANDE continua a abraçar uma abordagem de ecossistema em seu trabalho, buscando catalisar esforços coordenados para construir e fortalecer ecossistemas empresariais por meio de nossos pilares centrais – mostrando a relevância das SGBs, aumentando a eficácia das organizações de apoio às SGBs e cultivando ecossistemas empreendedores – enquanto aborda os atuais desafios do setor SGB de desenvolvimento de talento, financiamento e investimento de impacto e gestão e mensuração de impacto.

PROBLEMAS URGENTES
Igualdade de gênero via SGBs
Igualdade de gênero via SGBs

Se metade da população mundial for deixada para trás, um progresso significativo nos ODS será impossível. Como aponta a ONU Mulheres, “todos os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) dependem do cumprimento do Objetivo 5, que exige o alcance da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”. Ao lado de outras partes interessadas, o setor de SGBs tem um importante papel a desempenhar na realização do ODS 5.

Abordagens empreendedoras para ação climática e ambiental

À medida que as comunidades em todo o mundo enfrentam novos desafios devido ao clima imprevisível e extremo, esgotamento rápido dos recursos naturais e degradação da terra, da água e do ar, soluções ambientais escaláveis são necessárias para criar economias mais resilientes. As SGBs, inevitavelmente, terão que enfrentar as mudanças climáticas e ambientais que afetam seus clientes, operações e cadeias de suprimentos e, portanto, devem desempenhar um papel proativo na tomada de medidas necessárias para reduzir suas próprias emissões, apoiar a adaptação local e ajudar a construir a resiliência da comunidade em apoio aos ODS 6, 7 e 13.

SGBs como impulsionadoras de trabalho e emprego digno e crescimento econômico

As SGBs são essenciais para o cumprimento do ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Nas economias em desenvolvimento, as empresas jovens e de alto crescimento são importantes criadoras de empregos e as pequenas e pequenas e médias empresas (PMEs) empregam a maior parte da força de trabalho. O setor de SGB deve considerar profundamente as maneiras pelas quais a tecnologia impactará a força de trabalho do futuro e se comprometer conscientemente com a promessa e o perigo de tendências emergentes, como a “economia dos bicos” ou “gig economies”.

PILARES CENTRAIS

O objetivo da ANDE é aumentar o impacto do setor de SGB, aumentando a proeminência do setor de SGB e suas necessidades únicas, e catalisar financiamento adicional, bem como reconhecimento e inclusão por legisladores.

Mostrar a relevância das SGBs

A ANDE se envolve com doadores e formuladores de políticas para ajudá-los a compreender a importância e as necessidades das SGBs.

Aumentar a eficácia das organizações de apoio às SGBs

Por meio de pesquisa, treinamento e conexões de rede, a ANDE ajuda as organizações de apoio a empreendedores a trabalhar de forma mais eficaz.

Cultivar ecossistemas empreendedores

Por meio de oito escritórios regionais, a ANDE atua como um centro para o desenvolvimento de ecossistemas de apoio para SGBs.

DESAFIOS DO SETOR SGB

A ANDE ajuda a abordar desafios comuns enfrentados pelo setor SGB em todas as regiões em que trabalhamos. Oferecemos treinamento, pesquisa, orientação e ferramentas nessas áreas para capacitar nossos membros e dentro do setor.

Desenvolvimento de talento

Recrutar, desenvolver e reter talentos é uma questão crítica para as SGBs. A ANDE ajuda seus membros a enfrentar desafios de desenvolvimento do capital humano.

Financiamento e investimento de impacto

A ANDE reúne e apóia seus membros para aumentar a oferta de capital de impacto para os empreendedores.

Gestão e mensuração de impacto

A ANDE ajuda os membros a medir melhor seu impacto para entender como estão promovendo o progresso social, econômico e ambiental.