 
                        
Acesse o potencial dos seus serviços de apoio a negócios
O SCALE 360 é um programa imersivo criado pela Rede Aspen de Empreendedores para o Desenvolvimento (ANDE) para fortalecer a eficácia de organizações que apoiam pequenas empresas em crescimento na América Latina.
 Com base no modelo de melhores práticas do SCALE (desenvolvido pela Fundação Argidius), este programa oferece orientação prática adaptada ao contexto brasileiro, com o objetivo de profissionalizar e ampliar o impacto dos serviços de desenvolvimento de negócios. A edição de 2025 do SCALE 360 no Brasil reunirá líderes de dinamizadoras da rede ANDE e da rede da Coalizão pelo Impacto, com o apoio institucional do ICE.
Com base no modelo de melhores práticas do SCALE (desenvolvido pela Fundação Argidius), este programa oferece orientação prática adaptada ao contexto brasileiro, com o objetivo de profissionalizar e ampliar o impacto dos serviços de desenvolvimento de negócios. A edição de 2025 do SCALE 360 no Brasil reunirá líderes de dinamizadoras da rede ANDE e da rede da Coalizão pelo Impacto, com o apoio institucional do ICE.
    Objetivo: Aprofundar o conhecimento das dinamizadoras brasileiras sobre melhores práticas apresentadas na metodologia SCALE 360, apoia-las na implementação de melhorias com alto potencial de impacto na efetividade de seus programas, e fortalecer as conexões entre lideranças organizacionais em todo o território nacional.
Formato: encontros virtuais de até 2 horas cada com apresentações de cases internacionais e nacionais e troca de experiências entre pares.
21/ago – Evento de Lançamento: Encontro Nacional da Coalizão pelo Impacto – Sessão ANDE 360
1/set – Prazo para inscrições
8/set – Notificação dos selecionados
15/set – Prazo para preenchimento da ferramenta de auto diagnóstico e benchmark (obrigatório)
18/ set – Módulo 1: Seleção e Precificação (“S” e “C”)
26/set – Módulo 2: Empreendedor no Centro: Conectando Apoio com Necessidades Reais (“A”)
17/out – Módulo 3: Mensuração e Avaliação de Impacto (“L”)
24/out – Módulo 4: Fortalecimento Organizacional (“E”)
 
                        Daniel Cossío – Diretor Regional LATAM – Village Capital
Daniel atua como Diretor Regional para a América Latina na Village Capital. Nessa função, ele lidera a estratégia regional, o desenvolvimento de programas e o crescimento do ecossistema em todo o continente. O foco de Daniel é apoiar fundadores que estão enfrentando desafios sociais, econômicos e ambientais emergentes na América Latina para apoiar seus negócios e impactar o crescimento.
Daniel apoia empreendedores na América Latina desde 2016, administrando mais de 20 programas de aceleração em mais de 18 países da região, incluindo Brasil, Colômbia, México e Chile, entre outros. Por meio dessas iniciativas, a VilCap apoiou mais de 300 startups locais que atuam em setores-chave, como mobilidade econômica, saúde financeira e agricultura sustentável.
Como ex-empreendedor, Daniel tem experiência em testar novos modelos de negócios. Cheguei à Village Capital vindo da Major League Hacking, onde apoiei alunos de graduação e ensino médio no aprendizado de programação no México.
Fora do trabalho, Daniel gosta de tocar violão e ler. Ele é formado pelo ITESM (Criação e Desenvolvimento de Negócios) e possui certificação pela Universidade de Cambridge (Desenvolvimento Internacional) e ITAM (Análise de Investimentos).
 
                        Isabella Cunha – Gerente de Programa – TechnoServe
Isabella Cunha é graduada em Ciências Sociais e mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com mais de 16 anos de experiência em projetos, pesquisa e comunicação, tem construído sua trajetória nas áreas de gestão, análise de dados, mobilização social, monitoramento e avaliação de projetos sociais. Atuou em institutos de educação e pesquisa, consultorias ambientais e de comunicação política, além de ter prestado consultoria para pessoas físicas e jurídicas em pesquisa, sistematização de dados, apresentação de resultados, bem como revisão e preparação de textos.
Desde 2021, integra a equipe da TechnoServe Brasil, onde inicialmente ocupou a posição de Gerente de Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem, liderando a gestão de dados e processos, promovendo a tomada de decisão orientada por evidências, a gestão do conhecimento e a incorporação da perspectiva de gênero em análises e relatórios. Atualmente, é Gerente de Programa, responsável pelas operações da instituição no estado de Minas Gerais, conduzindo iniciativas de desenvolvimento socioeconômico sustentável junto a comunidades e cadeias produtivas locais.
 
                        Ericka Oliveira – Analista de Monitoramento e Avaliação de Impactos Socioambientais – Conexsus
Ericka Oliveira é geóloga formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pós-graduada em Geoprocessamento pela PUC Minas e atualmente mestranda em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Com mais de cinco anos de experiência em Monitoramento e Avaliação, atuou em instituições como Fundação Amazônia Sustentável, Secretaria de Assistência Social do Amazonas e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sempre dedicada à gestão de dados, políticas públicas e impacto socioambiental.
Desde 2021 integra a equipe da Conexsus, onde lidera a implementação do Sistema de Monitoramento de Resultados e Impactos (Impact@). Sua atuação abrange o aprimoramento de indicadores, gestão de bases de dados, capacitação de equipes para coleta de dados e desenvolvimento de painéis estratégicos em Power BI, voltados à sistematização e disseminação de informações sobre negócios comunitários de impacto socioambiental e suas cadeias produtivas.
 
                        Tatiana Coutinho – Diretora Executiva na TechnoServe Brasil
Com experiência de 15 anos em projetos de desenvolvimento social e ambiental, Tatiana Coutinho está como diretora executiva da TechnoServe no Brasil, liderando a estratégia da organização desde 2023. Sua carreira é marcada por um portfólio robusto que inclui desde segurança energética e sustentabilidade até educação e comércio exterior, com passagens por instituições globais como o Governo Britânico, Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Ernst & Young.
Na TechnoServe, Tatiana está à frente de uma metodologia com retorno comprovado de $5,50 para cada $1 investido globalmente. No Brasil, ela lidera a organização que há 12 anos impulsiona cadeias produtivas-chave e o desenvolvimento de territórios, especialmente em Minas Gerais e Goiás. Sua missão é levar a experiência de 55 anos da ONG, com sede nos Estados Unidos, para criar um impacto sustentável e duradouro nas comunidades brasileiras.
 
                        Aline Correa – Coordenadora de Desenvolvimento de Negócios – Artemisia
Aline Corrêa é graduada em Relações Internacionais pela UFG e pós-graduada em ESG e Sustentabilidade Corporativa pela FGV. Atua há mais de 5 anos no ecossistema de startups e negócios de impacto, com experiência em organizações como ACE Startups, BNDES Garagem e Conexsus, onde trabalhou com originação e análise de negócios para programas e investimentos em venture capital e crédito, além de liderar a execução de programas de desenvolvimento de negócios de impacto. Atualmente, é Coordenadora de Desenvolvimento de Negócios na Artemisia, liderando programas de aceleração, inovação aberta e investimento em empreendimentos de diversos setores. Paralelamente, atua como mentora e facilitadora na Be.Labs, apoiando mulheres empreendedoras no fortalecimento de seus negócios.
 
                        Manú Oliveira – Fundadora e Diretora Executiva – Social Brasilis
Manú Oliveira é fundadora e diretora executiva no Social Brasilis, negócio de impacto social que atua sobre a inclusão produtiva para populações periféricas e de favelas no Brasil. É professora e atuou na Rede pública de educação do Ceará até 2015, onde, em sua sala de aula, a ideia do Social Brasilis surgiu, visando sanar os desafios da inclusão produtiva na base da pirâmide brasileira. É mestranda em Administração e Controladoria, possui 20 anos de experiência em movimentos sociais, participou de programas em organizações internacionais como Ashoka Brasil no programa de base Geração MudaMundo e na italiana Nuovi Orizzonti, é autora de dois TED Talks “Em Rede Todos podemos ser empreendedores” realizado no TEDxBlumenau em 2015 e do TED Talk “Não Romantize o empreendedorismo” no TEDx Balneário Barra do Sul em 2021. É Especialista em Gestão de projetos de desenvolvimento socioeducacionais e certificada internacionalmente como gerente de projetos de desenvolvimento pela PMG/PMDPRO. Possui ampla experiência em organizações sociais, negócios sociais e da sociobiodiversidade brasileira, atuando para formação de ecossistemas de impacto no país, integrando, como conselheira a rede Coalizão pelo Impacto (ICE). Possui experiência na elaboração de trilhas, metodologias pedagógicas e didáticas para acompanhamento e formação, incluindo avaliação e mensuração de impacto (PUC-RJ, 2023). É Linkedin Top Voice em empreendedorismo social, prêmio RioMar Mulher 2025 na categoria educação e certificada em liderança ecossistêmica (Teoria U) na América Latina pelo Presencing Institute.
 
                        Mateus Rocha – Coordenador de Inteligência de Mercados – Conexsus.
Mestrando em Produtos de Origem Animal – UFRGS. MBA em Agronegócios (ESALQ/USP). Bacharel em Direito.
Experiência na coordenação de equipes e iniciativas voltadas a promover a comercialização e ampliação de mercados de produtos e negócios da agricultura familiar e da sociobiodiversidade. Atuação em mercados institucionais – PAA e PNAE e em estratégias de prospecção e inserção de produtos da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais em mercados privados. Trajetória profissional como docente na Faculdade Dom Alberto, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento , Emater/RS e consultorias para diversas entidades.
 
                        Bárbara Ferreira –der – Módulo Criação | BNDES Garagem
Bárbara Ferreira, trabalha no Quintessa desde 2022 sendo gestora em programas de aceleração de negócios de impacto, programas de desenvolvimento territorial e inovação aberta. Bárbara também atua com avaliação de impacto socioambiental de projetos, sendo especialista na metodologia de avaliação do Retorno Social do Investimento (SROI).
Público-Alvo e Critérios de Seleção
Participantes
- 
- Lideranças de organizações dinamizadoras com programas ativos (em andamento) de apoio a empreendedores
- Lideranças de organizações dinamizadoras que já implementaram pelo menos um ciclo ou programas de apoio a empreendedores
- Disponibilidade para participar de todos os encontros virtuais obrigatórios (#1-4)
- Certificado será dado para aqueles que participem de 75% dos encontros obrigatórios (3 de 4 encontros)
- Até 2 participantes por organização que sejam lideranças e poder de decisão sobre programas de apoio a empreendedores (busca e seleção, comunicação, mensuração, apoio direto aos negócios, estratégia, etc)
- Bônus: Diversidade geográfica, racial, de gênero serão considerados
- Bônus: Diversidade de perfil de empreendedor apoiado
 
Mentores
- 
- Lideranças de organizações dinamizadoras com programas ativos (em andamento) de apoio a empreendedores
- Lideranças de organizações dinamizadoras que já implementaram pelo menos dois ciclos ou programas de apoio a empreendedores
- Bônus: Organizações dinamizadoras que já apoiaram ou parceirizaram com outras organizações dinamizadoras
- Bônus: Diversidade geográfica, racial, de gênero serão considerados
- Bônus: Diversidade de perfil de empreendedor apoiado
 
Obs: organizações realizadoras têm autonomia para incluir ou definir novos critérios que se façam necessários de acordo com a base de inscritos, garantindo o aproveitamento do curso para as organizações participantes, olhando para a composição da turma como um todo.
Seguindo os princípios de boas práticas apresentados pelo SCALE 360, há uma taxa simbólica para participação no programa:
- 
- Membro ANDE / Coalizão pelo Impacto: US$ 30.00 (aprox. R$ 165.00)
- Não membro ANDE / Coalizão pelo Impacto: US$ 90.00 (aprox. R$ 495.00)
 

 
   
  